Decorreram esta quarta-feira, dia 9 de março, no Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, em Boticas, várias sessões dos Projetos “Orelhudo” e “Ludin”.
As iniciativas, da responsabilidade da Fundação Casa da Música, estão inseridas no programa do Festival Música Júnior.
A primeira atividade, o “Orelhudo”, tem como único objetivo possibilitar gratuitamente às crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, uma audição ampla e plural de vários tipos de música. Essa audição é feita através de uma aplicação online, que disponibiliza excertos, com 90 segundos, de mais de mil canções. Cada um dos excertos está associado a um dia, mês e ano (desde 2013 até 2016), e onde é simultaneamente apresentada uma pequena história.
Por sua vez, o projeto “Ludin”, dirigido ao 2.º e 3.º ciclos de estudos, permite aos alunos utilizarem diversos materiais, desde tubos, tachos e paus, para reproduzirem diferentes tipos de sonoridades, dando assim origem a uma improvisação musical em grupo.
Recorde-se que o Festival Música Júnior é uma das iniciativas artístico-pedagógicas mais referenciadas no meio musical português e que tem assumido um papel importante na formação de jovens estudantes fora do contexto escolar. A quinta edição do Festival Música Júnior realiza-se de 23 a 31 de julho de 2016.