A Associação Recreativa e Cultural de Ardãos organizou, no passado dia 15 de agosto, a Festa do Emigrante, uma iniciativa aberta a toda a população local, que permitiu fortalecer os laços de amizade com os conterrâneos espalhados pelos quatro cantos do mundo e que nesta altura do ano regressam à sua terra natal para passarem férias.
O dia de festa teve início com a realização de uma malhada à moda antiga, como forma de recordar os trabalhos de outrora no campo.
Logo de seguida decorreu o almoço-convívio, sendo que durante a tarde a animação foi garantida pelos cantares ao desafio de Adília de Arouca e Borguinha de Braga e pelo Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro (Brasil).
O dia de festa, que culminou com a realização de lanche, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, do Presidente da Junta de Freguesia de Ardãos e Bobadela, António Couto, e de Luís Pires da Silva (Pezinho), botiquense residente no Rio de Janeiro (Brasil) que tem contribuído para a divulgação da sua terra e do Concelho de Boticas além-fronteiras.
Fernando Queiroga, que foi agraciado com a atribuição do diploma “Grande Minhoto”, entregue por Agostinho dos Santos, Presidente da Casa do Minho do Rio de Janeiro, aproveitou o momento para destacar “o empenhamento da associação de Ardãos na divulgação e preservação dos usos e costumes do nosso Concelho, através da realização de atividades durante todo o ano”.