O Auditório Municipal de Boticas recebeu esta segunda-feira, dia 14 de novembro, a apresentação dos projetos “Exportar+ | Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega” e “+Turismo +Sabor | Alto Tâmega com Sabor”.
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, e do Presidente da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), Jorge Paulo Santos.
“É fundamental que todos os municípios se unam em prol da divulgação e promoção do que de melhor existe não só em cada um dos concelhos que constituem o Alto Tâmega mas de toda a região norte”, disse Fernando Queiroga aquando da apresentação.
O projeto “Exportar+ | Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega” surge da parceria entre três associações empresariais do norte do país, a Associação Empresarial de Vila Real (NERVIR), a Associação Empresarial de Bragança (NERBA) e a Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e de duas instituições de Ensino Superior, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O objetivo principal na implementação deste projeto passa por incentivar os empresários da região interior norte a investirem na internacionalização e expansão dos seus negócios por forma a conseguirem levar além fronteiras os seus produtos e/ou serviços.
Essa expansão é realizada através da identificação e dinamização de fileiras económicas prioritárias com maior potencial de internacionalização, reconhecimento e caracterização de oportunidades de negócio nos mercado internacionais, apoio à internacionalização, promoção e divulgação das empresas abrangidas pelo programa “Exporta+”.
Por sua vez, o projeto “+Turismo +Sabor | Alto Tâmega com Sabor”, desenvolvido pela ACISAT em parceria com a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) tem como eixos prioritários a avaliação do potencial produtivo e comercial do turismo e dos produtos agroalimentares, a criação de uma rede colaborativa intersectorial, a implementação de práticas inovadores e colaborativas nas Pequenas e Médias Empresas (PME’s) do Alto Tâmega, entre outros.
A dinamização do turismo e dos produtos agroalimentares é feita através de métodos de cooperação entre os seis municípios que constituem o Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar).
Ambos os projetos são cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.