Entre os dias 11 e 14 de janeiro passaram pelo Pavilhão Multiusos de Boticas milhares de visitantes, que se deslocaram propositadamente ao Concelho de Boticas para comprar fumeiro tradicional e se deliciarem com a fantástica gastronomia local.
Finda mais uma edição do certame e depois do habitual périplo pelos stands, o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, fez um balanço bastante positivo daquela que é a primeira feira do fumeiro a realizar-se em 2024 na região do Alto Tâmega e Barroso.
O autarca mostrou-se satisfeito pelo número de vendas e consequentemente pelo sucesso do evento.
“De forma geral, a feira saldou-se por um balanço muito positivo, pois foi vendido praticamente todo o produto produzido, ficando apenas a restar algumas peças das partes menos nobres do porco, e isso reflete-se num sentimento de dever cumprido”, referiu o autarca.
O facto da Feira Gastronómica do Porco de Boticas ser o primeiro certame do género a realizar-se na região acresce responsabilidades que, segundo Fernando Queiroga “foram francamente cumpridas e superadas porque pensamos no melhor não apenas para a nossa terra, mas para todo o território, pois sabemos de antemão que se uma feira corre mal as seguintes são, naturalmente, afetadas”.
“Esta edição da feira foi ao encontro das nossas expetativas e objetivos, que passaram por divulgar o nosso concelho, promover os produtos endógenos deste território, em especial o fabrico tradicional de fumeiro e enchidos, e atrair mais visitantes, que esperamos que regressem noutras ocasiões do ano, contribuindo assim para o crescimento económico e turístico da região”, finalizou o edil.
Terminada mais uma edição é tempo de pensar já na feira do próximo ano, retificando pequenos pormenores que permitirão melhorar e elevar ainda mais os níveis de qualidade e excelência pelos quais a feira do fumeiro de Boticas se tornou conhecida.