O Município de Boticas associou-se ao Movimento “Plantar Portugal” (MPP), e participou activamente na Semana da Reflorestação Nacional, que se realizou entre 23 a 28 de Novembro, durante a qual levou a cabo uma série de actividades onde procurou envolver toda a população, em particular os mais jovens, em idade escolar.
Ao longo desta semana foram realizadas várias acções de sensibilização, nomeadamente através da exibição de um filme sobre a floresta e explicação do procedimento de germinação de uma semente de Carvalho Roble para todos os alunos do 1º Ciclo e Jardins-de-infância, professores e educadores, bem ainda como acções concretas de reflorestação, durante as quais foram semeadas perto de 20 mil bolotas de Carvalho Roble, uma espécies autóctone do Concelho, resultando numa área semeada de 5,2 há. Nestas acções participaram os alunos do 2º e 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas, acompanhados pelos respectivos professores da disciplina Ciências da Natureza, os Utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT) e o Agrupamento de Escuteiros de Boticas.
Entre as acções desenvolvidas durante esta semana conta-se ainda o transplante de uma árvore localizada na Rua de Sangunhedo, junto às “Casas dos Médicos”, para o Parque de Campismo. Nesta acção, participaram os alunos da turma CEF do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro e respectivo Professor da disciplina de Ciências da Natureza.
De recordar que o Movimento “Plantar Portugal” é um movimento de cidadãos sem fins lucrativos que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. É um movimento que procura dar resposta ao grande desafio de lançar sementes para um futuro mais sustentável para todos. O Município de Boticas está empenhado em sensibilizar os seus munícipes para a necessidade da conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, procurando envolver toda a comunidade para, através de iniciativas diversas, alcançar os objectivos a que se propõe.
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril