Vinho dos Mortos: o vinho oficial do “Sexta-feira 13”
BOTICAS, 2011-05-04 10:28:51

O célebre Vinho dos Mortos, ex-libris do concelho de Boticas, foi apresentado, no passado dia 2 de Maio, no núcleo sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, como o vinho oficial do evento “Sexta-feira 13”.

O Município de Boticas é um concelho com história, onde o Vinho dos Mortos, que remonta a 1807, altura das invasões francesas, assume um papel de destaque. Tendo em conta que este vinho se tornou numa das maiores referências do concelho de Boticas existe, desde Fevereiro de 2008, o Repositório Histórico do Vinho dos Mortos. Este é uma espécie de museu onde toda a cadeia de produção do vinho está exposta, o que tem vindo a permitir manter viva no concelho esta tradição, que muitos procuram conhecer. Assim, neste espaço, sediado na freguesia de Granja, pode-se conhecer de perto a história deste vinho, a tradição da sua produção e, até mesmo, prová-lo.

O único produtor certificado deste vinho regional transmontano é Armindo de Sousa Pereira, que continua a produzir nos moldes tradicionais. A colheita de 2010 já se encontra à venda, sendo possível adquirir este verdadeiro "néctar dos deuses" em alguns pontos do concelho, como é o caso do Posto de Turismo, em alguns supermercados de implantação nacional e pela internet, através do site oficial www.vinhodosmortos.com.

A iniciativa “Sexta-feira 13”, que tem presença assídua no calendário cultural do Barroso, comemora-se no vizinho concelho de Montalegre e tem mais uma edição marcada no decorrer deste mês de Maio.

Sessões Informativas   Volta a Portugal   Festa de Boticas   Protecção Civil   Confraria   Vespa das Galhas de Castanheiro   Assembleia Municipal   Visita de Estudo a Lisboa   +Boticas   Exposições   Igualdade   Cão de Gado Transmontano   Boticas Parque (BNB)   Chegas de Bois   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   S. Sebastião   Boticas Fashion   BTT   DHI   Corrida de Abril

Convívio do “Dia do Homem” 2024

Bispo da Diocese de Vila Real inaugurou Residência Paroquial de Alturas do Barroso

Bombeiros de Boticas receberam doação da associação francesa “Um Sac Á Dos Pour Toi”