Os deputados da Assembleia da República eleitos pelo Partido Social Democrata pelo Distrito de Vila Real, Luís Ramos, Pedro Pimentel e Manuela Tender, visitaram esta segunda-feira, dia 27 de abril, o Concelho de Boticas, tendo tido oportunidade de ficarem a conhecer um pouco mais de perto a empresa Sterifast – Sterilization & Disinfection Systems, Lda. e a unidade de produção de Boticas da EURONETE, duas empresas cujo principal objectivo de produção passa pela exportação.
Integradas num roteiro que os deputados sociais democratas estão a realizar pelo distrito, estas visitas, efetuadas na companhia do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, serviram para os deputados ficarem um pouco mais por dentro do setor de actividade das empresas em questão, bem como para poderem conhecer, de viva voz, as principais preocupações e constrangimentos que os seus administradores enfrentam no decurso da actividade e os problemas sentidos em termos da consolidação da sua posição no mercado.
Embora de dimensões e estruturas organizacionais muito distintas, tanto a Sterifast como a EURONETE estão voltadas para o mercado da exportação. A laboração da Sterifast, que produz equipamentos e máquinas nas áreas de esterilização e desinfecção hospitalar e industrial, destina-se, segundo o seu sócio gerente, Hélder Gonçalves, exclusivamente ao mercado externo, uma vez que “em Portugal temos encontrado muitas dificuldades e condicionalismos para comercializar o nosso produto, que é muitas vezes desvalorizado face a outros produtos concorrenciais de empresas estrangeiras. A nossa maior dificuldade é, ao contrário da grande maioria das empresas, o mercado interno”, lembrando que a Sterifast está presente em muitos países da Europa, da Ásia e do Médio Oriente.
Por sua vez, a EURONETE, composta por quatro unidades de produção (Boticas, Maia, Guilvinec – França e Goa - India), foi adquirida em 2012 pelo grupo americano WireCo Worldgroup e é líder mundial na produção e distribuição de redes, fio de pesca e cordas de amarração.
Duas realidades distintas mas que demonstram o potencial do concelho de Boticas e que atestam bem que a localização geográfica das empresas não é impeditiva do seu sucesso, podendo encontrar no Interior do País as condições ideais à sua laboração, contribuindo também para o desenvolvimento destas regiões.
Exemplos que os deputados sociais democratas registaram e que poderão apresentar para aconselhar ao investimento no distrito de Vila Real e em particular na região do Alto Tâmega.
CLDS 4G promoveu palestra sobre “Transição entre Ciclos Educativos | Importância do Brincar na Infância”