A Praça do Município recebeu, na passada quarta-feira, dia 14 de agosto, a 6º edição do Concurso de Cão de Gado Transmontano, ação promovida pela Câmara de Boticas, com o apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano (ACCGT), do Clube Português de Canicultura (CPC) e da Trás-os-Vet - Sociedade de Medicina Veterinária.
A realização desta iniciativa visa a divulgação e preservação desta raça canídea, originária do nordeste de Trás-os-Montes e considerada Património Genético da região. É uma das mais importantes raças caninas portuguesas, detentora de caraterísticas próprias, associadas ao mundo rural e à pastorícia, e tem como função principal guardar e proteger os rebanhos de possíveis ataques de predadores.
O concurso contou com a participação de cerca de meia centena de exemplares da raça, oriundos da região, que foram detalhadamente avaliados nas diferentes categorias por Catarina Castro, juíza do CPC.
No final de cada uma das categorias foram atribuídos aos canídeos os troféus alusivos à respetiva classificação. A entrega dos prémios ficou a cargo da vereadora Maria do Céu Fernandes.