Cerca de 150 crianças, com idades entre os cinco e os nove anos, distribuídas por 20 equipas e em representação de oito clubes, participaram neste domingo - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - no 2º Torneio de Petizes e Traquinas, organizado pelo Grupo Desportivo de Boticas e contando com o apoio da Câmara Municipal.
O evento arrancou logo pela manhã e prolongou-se durante a tarde, tendo-se disputado um total de 48 jogos, repartidos equitativamente pelos dois escalões, realizando-se em cada ronda quatro jogos em simultâneo (dois no escalão de Petizes e outros dois em Traquinas). Para além do Grupo Desportivo de Boticas, anfitrião do evento, participaram neste encontro equipas do FC Porto - Dragon Force, Sport Clube Beira-Mar, Grupo Desportivo de Chaves, Mondinense Futebol Clube, Escola Benfica de Chaves, Escola de Futebol Gilberto Gomes (de Mirandela) e Escola de Futebol Valpacinhos.
Num encontro onde o convívio desportivo e o lazer foram privilegiados, nem por isso os jovens "craques" deixaram de dar o seu máximo, procurando chegar às vitórias e aos títulos nos diferentes escalões. No Escalão de Petizes a vitória final sorriu ao Mondinense, que levou de vencida a equipa do Grupo Desportivo de Boticas no derradeiro jogo da competição, relegando, assim, a formação da casa para o segundo posto, um troféu que, no entanto, acabaria por ser festejado como se de uma vitória no escalão se tratasse, com o público a acarinhar os jovens atletas e a tecer-lhes os mais rasgados elogios. No terceiro lugar deste escalão terminou o Grupo Desportivo de Chaves e no quarto a equipa da Escola de Futebol Gilberto Gomes. Já no escalão de Traquinas foi a formação do FC Porto - Dragon Force quem conquistou o troféu maior, vencendo no jogo da final a equipa do Sport Clube Beira-Mar. Na terceira posição terminou a Escola de Futebol Gilberto Gomes e no quarto lugar o Grupo Desportivo de Chaves.
Os prémios do Torneio foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, que não se cansou de elogiar o comportamento e a atitude de todos os participantes, agradecendo, em particular, às equipas que se deslocaram de mais longe para participarem "nesta verdadeira festa do futebol de formação".
E, de facto, tratou-se de uma verdadeira festa, onde não houve vencedores nem vencidos, mas sim um são convívio entre atletas, equipas técnicas e o muito público que durante todo o dia deu um colorido muito especial às bancadas do Estádio Municipal, procurando sempre incentivar os jovens atletas dentro de um elevado espírito desportivo.
No próximo dia 23 de Junho o Grupo Desportivo de Boticas organiza um outro torneio das camadas jovens, desta vez destinado aos escalões de Benjamins e Infantis.
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril