Decorreu na passada sexta-feira, dia 27 de novembro, um simulacro de incêndio nas instalações da Resinorte, empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos, em Boticas.
O simulacro teve como principal objetivo testar as capacidades de autoprotecção e reação dos funcionários da empresa e, simultaneamente, a capacidade de resposta dos bombeiros de Boticas numa ocorrência de incêndio em edifícios.
Dado o alerta os empregados, a laborar nos diferentes setores da empresa, deslocaram-se ordeiramente para o ponto de encontro estipulado e aí se mantiveram até o incêndio ser totalmente extinto.
O fogo, que deflagrou na Unidade Geradora de Biogás, foi prontamente combatido pelos Bombeiros Voluntários de Boticas, que acorreram ao local poucos minutos depois de ser dado o alerta.
Ao chegarem às instalações da Resinorte os bombeiros depararam-se com uma vítima que foi, de imediato, retirada do interior da unidade e assistida pelos operacionais no local.
No total, estiveram envolvidos no simulacro 13 bombeiros apoiados por cinco viaturas. Não foi necessário recorrer ao uso de qualquer equipamento especial de combate a incêndio por parte dos bombeiros.
A avaliação do simulacro foi bastante positiva uma vez que todos os envolvidos na iniciativa, tanto os funcionários da Resinorte como os bombeiros, atuaram de forma correta, cumprindo as regras de segurança estipuladas no Plano de Emergência da empresa.