O escritor Luis Del Rey Schnitzler fez referência ao património arqueológico existente no concelho de Boticas, no Guia Arqueológico da Península Ibérica – Portugal.
O Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja (CEDIEC), os Castros do Outeiro do Lesenho e de Carvalhelhos, o Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT), a Lagoa do Brejo e a Mina Romana do Poço das Freitas são os locais de interesse arqueológico apresentados no livro.
Este guia de viagem contém dados específicos e precisos para localizar cada um dos pontos de interesse e vem acompanhado de informações importantes para os visitantes, como o tempo e nível de esforço de cada percurso, aconselhamento do uso de determinado equipamento de caminhada/montanha, entre outros.
O Guia Arqueológico da Península Ibérica – Portugal é o segundo volume da série Guia Arqueológico da Península Ibérica. O primeiro volume enumera os locais de interesse existente na vizinha Espanha.
Os dois volumes abrangem os principais sítios arqueológicos do sudoeste europeu (Península Ibérica).
Assembleia Municipal aprovou IMI na taxa mínima, devolução do IRS aos munícipes e isenção de taxas administrativas e de licenciamento