A Casa do Conhecimento de Boticas – Município de Boticas em parceria com a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus organizou mais uma atividade, desta vez dedicada às Plantas Aromáticas e Medicinais do PAVT - Parque Arqueológico do Vale do Terva, e que teve lugar no passado dia 20 de junho. Tratou-se do Workshop Plantas Aromáticas e Medicinais no Vale do Terva, onde o Biólogo Duarte Silva fez uma apresentação das variedades de plantas aromáticas e medicinais do PAVT, seguida de uma visita de campo para recolha de alguns exemplares.
A utilização de plantas aromáticas, medicinais e condimentares é parte integrante da cultura portuguesa, possibilitando variadíssimas formas de utilizações e usos. Hoje em dia, apesar da presença dos “medicamentos convencionais”, em praticamente todo o mundo, as plantas medicinais continuam a ocupar um espaço importante na vida de milhares de pessoas. Neste sentido, é necessário que se tomem como referência dois elementos fundamentais – conhecer e utilizar.
As plantas aromáticas também continuam a ser bastante utilizadas sendo a base de muitos perfumes como de uma forma mais caseira através dos sacos de cheiro “poutpourris”. Assim, é necessário que se conheçam estas espécies para que seja possível a sua utilização por todos.
O PAVT integra uma variedade significativa deste tipo de plantas já inventariadas no “Atlas da Flora do PAVT” e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais desta grande diversidade e puderam recolher alguns exemplares existentes na natureza.
E depois de uma saída de campo com um calor abrasador, foi uma agradável surpresa para os participantes, chegarem ao CI PAVT e encontrarem um lanche e bebidas à sua espera!