O Município de Boticas, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, assinalou esta quinta-feira, dia 21 de março, por ocasião do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, a chegada da Primavera.
Para além de assinalar a data, esta ação serviu para sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação e valorização ambiental, bem como potenciar a ligação das crianças à terra e à natureza.
Durante a manhã, os alunos do agrupamento, com a ajuda dos professores, procederam à plantação simbólica de batatas e cebolo na horta biológica, no âmbito do programa Eco-Escolas, nas instalações do Agrupamento.
A iniciativa contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Boticas, Isabel Torres, e representantes da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).
Participaram nesta ação as crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro de Boticas, que culminou com o hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas. No final houve ainda um momento de dança protagonizado por algumas alunas do agrupamento.
De relembrar, que a autarquia botiquense foi distinguida, como “Município Parceiro Eco-Escolas” pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, pela colaboração e parceria na implementação do programa Eco-Escolas durante o ano letivo 2022/2023. Também o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro foi distinguido com Bandeira Verde Eco-Escolas, pela realização de várias atividades definidas pela entidade organizadora.
De referir que o Eco-Escolas é um programa internacional desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela ABAE e que tem como objetivos principais distinguir as escolas pelas atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, bem como estimular a criação de parcerias locais entre as escolas e as autarquias, permitindo um maior envolvimento e participação dos municípios, empresas e outras entidades no processo de cooperação ambiental.