No passado dia 8 de Outubro, a Câmara Municipal de Boticas apresentou, no Museu Nacional de Arqueologia, localizado no Mosteiro dos Jerónimos, o projecto do CEDIEC – Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja, às entidades que são parceiras do Município na sua implementação, dando ainda conta das várias iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do referido projecto.
Entre as entidades que são parceiras do Município de Boticas na implementação do CEDIEC contam-se a Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Ministério da Cultura, através da Direcção Regional do Norte, IGESPAR, Instituto Arqueológico Alemão de Madrid, Espanha, UNIARQ, Liga dos Amigos do MNA e Grupo de Amigos dos Guerreiros Castrejos (Gucas).
Este projecto resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, aprovada com um investimento total elegível de 893.197,87 euors, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 714.559,90 €, com uma taxa de comparticipação de 80%, tendo já sido assinado, no passado dia 15 de Julho, entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte e o Município de Boticas, o respectivo Contrato de Financiamento.
Neste momento, o Município de Boticas encontra-se a desenvolver os procedimentos necessários à implementação das acções previstas.
Também estão a ser desenvolvidos contactos com o Museu Estadual de Sttugard (Alemanha), Museu de Pula (Croácia) e Museu de Aquila (Itália), para entreajuda destas entidades, para além naturalmente do Museu Nacional de Arqueologia.
O CEDIEC, mais do que uma importante valia para o Concelho de Boticas, também o é para Portugal, passando a ser sede de um pólo importante de investigação a nível europeu, que vai atrair estudiosos do tema, não só nacionais mas também muitos estrangeiros
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril