No seguimento do que havia prometido aquando da inauguração da Unidade de Cuidados Continuados, o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, visitou, na passada sexta-feira, dia 13 de março, a Santa Casa da Misericórdia de Boticas, tendo tido a oportunidade de ficar a conhecer de perto algumas das suas valências, bem como os projetos e atividades que a instituição botiquense de solidariedade social tem em curso.
Acompanhado pelo Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, que fez questão de se associar a esta visita, o Secretário de Estado teve ainda oportunidade de ficar a conhecer o projeto da Misericórdia de Boticas para a construção de um novo Lar de Grandes Dependentes, mais conhecido por Lar de Acamados, uma infra-estrutura que promete vir a resolver uma das maiores dificuldades da Misericórdia de Boticas, já que o atual lar de acamados, a funcionar junto ao Centro de Saúde, não reúne todas as condições desejadas. Aliás, segundo palavras do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Campos, “não se trata de fazer mais uma valência nem sequer de aumentar a capacidade para acolher mais utentes. Trata-se, isso sim, de garantir que temos todas as condições para prestar serviços de qualidade à população, melhorando um serviço que, atualmente, tem algumas lacunas e não nos permite, pela falta de condições, fazer melhor”.
Neste novo projeto, a Misericórdia contará com o apoio da Câmara Municipal, como o garante o Presidente do Município, Fernando Queiroga, salientando que “tem existido um excelente entendimento entre a Câmara e a Misericórdia e o trabalho de uma instituição não se sobrepõe ao da outra. Antes pelo contrário, complementa-se. É uma obra de grande importância para o concelho de Boticas, reconhecido com um Município de excelência social, que garantirá melhores condições para a nossa população, em particular para aqueles cujo infortúnio da vida os conduziu para uma grande dependência. Por isso mesmo, a Autarquia está a trabalhar em parceria com a Misericórdia e não deixará de cumprir com as suas responsabilidades. Entendemos esta obra como prioritária, razão pela qual a mesma avançará, tenha ou não financiamento comunitário”.
O Secretário de Estado mostrou-se “agradavelmente surpreendido com o dinamismo evidenciado pela Misericórdia de Boticas, uma instituição que, apesar de recente, tem já muito trabalho feito e é uma verdadeira referência entre as IPSS, em particular no interior do país. Estas situações devem ser acompanhadas pelo Governo, que tudo tem que procurar fazer para que este serviço de grande qualidade prestado à Comunidade continue a ser uma realidade”, razão pela qual prometeu “empenho pessoal” no sentido de conseguir apoiar a construção do novo Lar de Grandes Dependentes.