Os seis concelhos que constituem o Alto Tâmega (Boticas, Chaves Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar) assinalaram simultaneamente este domingo, dia 24 de julho, o Dia do Folclore do Alto Tâmega – ArtFest.
No caso concreto de Boticas, a iniciativa cultural contou com a participação do Rancho Folclórico de Beça, do Grupo de Cantares da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Serra do Leiranco – Sapiãos e do grupo de Concertinas do Monumento, que atuaram no Centro de Artes Nadir Afonso e na Praça do Município.
Os vereadores da Câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires e Isabel Torres assistiram às atuações os grupos convidados.
De referir que o Projeto ArtFest (NORTE-04-2114-FEDER-000455) é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) que prevê a realização de 48 momentos de promoção cultural e animação do território, envolvendo grupos musicais e de teatro, ranchos folclóricos e academias de dança, apoiando os agentes culturais da região que foram fortemente afetados pela pandemia causada pela Covid-19.
O principal objetivo é a promoção e valorização turística do património cultural do Alto Tâmega sendo que, para tal, apresenta um programa de cultura em rede envolvendo os seis municípios do Alto Tâmega, promovendo a animação de espaços culturais (auditórios, teatros, salas multiusos, salas polivalentes e outros recintos de espetáculos), bem como dos museus municipais ou espaços museológicos.