No âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, data que se comemora anualmente a 1 de março, os Bombeiros Voluntários de Boticas (BVB) assinalaram, por antecipação, o dia com a realização de um simulacro de incêndio na passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro.
O incêndio teve início no interior de uma sala de aula e mobilizou oito meios humanos, com o apoio de três viaturas.
Dado o alerta, os alunos, professores e funcionários da escola deslocaram-se de forma ordeira e em segurança para o exterior do edifício, reunindo-se junto ao campo de futebol, o que permitiu a rápida intervenção dos operacionais no socorro de duas crianças presas no interior da sala. Após a retirada das vítimas do local, os bombeiros procederem ao combate e extinção do incêndio.
O simulacro teve como objetivos testar, por um lado, a reação da comunidade escolar em caso de incêndio ou calamidade e o cumprimento das normas de autoproteção e de segurança estipuladas no plano de emergência da escola e, por outro lado, demonstrar a capacidade de resposta e prontidão dos bombeiros a uma ocorrência de incêndio urbano, neste caso, num edifício escolar.