No passado sábado, dia 25 de outubro, o Boticas Parque Natureza e Biodiversidade foi palco do 1º Workshop de produção de cogumelos em troncos. As inscrições para este evento foram limitadas a 12 participantes para uma melhor aprendizagem, facilitando a interação entre o formando e o formador. No entanto, as vagas foram preenchidas muito antes da data prevista.
Este evento teve como objetivo ajudar na formação de futuros produtores de cogumelos e satisfazer a curiosidade dos amantes da micologia, bem como posicionar o Parque Boticas Natureza e Biodiversidade como um centro formativo e informativo no que à micologia diz respeito.
O workshop foi constituído por uma parte teórica durante a manhã, seguido de um almoço de grupo, sendo que a parte da tarde ficou reservada para uma parte prática, onde o formador ensinou a inocular o tronco para produções futuras. Pelo meio muita animação e uma pausa para tomar uma infusão de ervas oferecido pela empresa Ervas Finas “segredos que se comem”.
O foco da aprendizagem foi na produção de cogumelos shiitake (Lentinula edodes) um cogumelo de origem asiática com propriedades medicinais, um ótimo comestível, com elevado valor económico e nutricional.
Embora a formação estivesse virada para a produção de cogumelos em troncos, o formador, Engº Pedro Capela, foi falando do potencial da nossa região para os cogumelos silvestres e a necessidade de regulamentar a prática de apanha de cogumelos silvestre, sensibilizando os "apanhadores" de cogumelos para as boas práticas de apanha de modo a preservar as nossas florestas.
Todos os participantes puderam levar um tronco inoculado para casa, de modo a poderem futuramente observar os resultados do seu trabalho.
O BNB pretende ser um local especializado em micologia, aproveitando todas as suas valências e colocando-as ao dispor da população de forma a otimizar recursos.