Esproarte animou comunidade escolar de Boticas com concerto sinfónico
BOTICAS, 2011-06-22 17:32:44

O Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro do concelho de Boticas promoveu, em parceria com a Câmara Municipal, no passado dia 21 de Junho, um concerto didáctico da Orquestra do 8ºano da Escola Profissional de Arte de Mirandela - Esproarte. Esta iniciativa teve como objectivo despertar os mais jovens para a vida musical e aproximá-los da mesma, dando-lhes a oportunidade de conhecer de perto os instrumentos que constituem uma orquestra.

A orquestra, que actuou no Auditório Municipal de Boticas, não só tocou um conjunto de quatro músicas de compositores reconhecidos nacional e internacionalmente, como cada elemento do grupo apresentou o seu instrumento interpretando trechos de músicas conhecidas de todos os presentes. Durante a actuação, alguns dos alunos tiveram a oportunidade de tocar o instrumento que mais gostaram e, ainda, de dirigir a orquestra por alguns minutos. Os estudantes de Boticas retribuíram o belíssimo espectáculo deste grupo musical, com a interpretação de alguns temas tocando flauta.

No final do espectáculo, que terminou com o cântico do Hino Nacional, era evidente a satisfação dos alunos, tendo alguns até manifestado o interesse em ingressar nesta escola.

A Esproarte nasceu em 1990, fruto do projecto nacional de lançamento das Escolas Profissionais pelo Ministério da Educação e do apoio da Câmara Municipal de Mirandela. Esta escola pretende promover a formação profissional e artística, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento cultural do país e da região. É, ainda, outra das metas conseguir criar uma orquestra profissional.

Fórum Boticas   Protecção Civil   Seminário   Obras   ANMP   Barragens Alto Tâmega   Sessões Informativas   CIM do Alto Tâmega   Cartão Social   Carnaval   Vespa Velutina   Festa de Boticas   Natalidade   S. Sebastião   Freestyle   DHI   Conselho Local de Ação Social   Aventura no Barroso   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Livros / Lançamentos / Feiras

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024