Já estão em curso as obras de requalificação e valorização da Rua João de Deus, integradas no projecto “Boticas Viva: Regeneração do Núcleo Antigo”, uma empreitada dos projectos contemplados na operação de revitalização dos espaços urbanos que em conjunto garantem um investimento de aproximadamente quatro milhões de euros na requalificação do núcleo antigo da sede de concelho e que irão mudar por completo a "face" da Vila, tornando-a ainda mais atractiva, não só para os seus moradores, mas também para todos os que visitam Boticas.
A intervenção a realizar na Rua João de Deus pretende privilegiar a circulação pedonal, incentivando a instalação de comércio na rua, mas mantendo, no entanto, o trânsito automóvel (embora de forma mais restrita, já que se realizará apenas no sentido ascendente), de modo a permitir o acesso às habitações e ao comércio, para a realização de cargas e descargas. A intervenção contempla a repavimentação e a criação de um elemento central em placas de granito, surgindo simetricamente um pavimento em paralelo, que define a zona da passagem automóvel. Paralelamente às faixas de rodagem automóvel surge a área pedonal, definida por duas faixas, uma em lajeado (na ligação à faixa de rodagem) e outra em cubo de granito (junto às habitações). No cruzamento com a Rua do dos Casais será reconstruída a rotunda existente.
Paralelamente estão também a ser requalificadas a Rua de Sangunhedo, a Avenida do Eiró e a envolvente ao Centro Escolar de Boticas, mais concretamente as ruas do Olival e a Padre Cândido Lemos. Nestas intervenções procuram-se redefinir as faixas de rodagem e as áreas de circulação pedonal, sendo ainda criadas novas infra-estruturas de drenagem de águas pluviais e reestruturadas as redes de iluminação e telecomunicações.
A Requalificação do Núcleo Antigo da Vila de Boticas resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário IV – Qualificação do Sistema Urbano, com um investimento total elegível de 958.326,00 € através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 670.828,20€ com uma taxa de comparticipação de 70%.
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril