Decorreu na passada sexta-feira, dia 8 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a sessão solene da 18.ª edição da Feira Gastronómica do Porco, que se realizou ao longo de todo o fim de semana no Pavilhão Multiusos de Boticas.
A cerimónia oficial de abertura do certame contou com a presença de várias entidades, entre elas o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes.
A fazer as honras da casa esteve o Presidente da autarquia botiquense, Fernando Queiroga, e o Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Campos.
Sendo a Feira do Porco um dos eventos mais importantes da região e com um impacto económico significativo para o concelho, Fernando Queiroga referiu ainda “que este evento é o culminar de um ano intenso de trabalho dos nossos produtores”.
“Esta feira é singular e impar, diferente de muitas outras que se fazem na região, porque associamos à venda de fumeiro a componente gastronómica com a presença no certame de quatro restaurantes onde se podem degustar os pratos típicos do Barroso, confecionados à base de enchidos e carne de porco, um dos nossos produtos de excelência”, realçou o autarca.
Por sua vez, o Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, disse que “são eventos como este que valorizam os produtos endógenos da região, que impulsionam a economia local e que reforçam a ideia de que a competitividade é o caminho a seguir no desenvolvimento dos territórios”.
Finda a cerimónia oficial teve lugar a habitual visita a todos os expositores presentes na 18.ª edição da Feira Gastronómica do Porco.