As imediações do Castelo, em Chaves, foram o local escolhido para a cerimónia da entrega de prémios da 13ª edição do Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes, que decorreu no passado dia 21 de junho.
A iniciativa, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), tendo a região do Alto Tâmega e Barroso arrecadado 28 prémios.
Foram a concurso 130 vinhos de 38 produtores de toda a região de Trás-os-Montes, resultando na atribuição de dois Prémios Prestígio, um Prémio Imagem e 42 Medalhas de Ouro, que, segundo a CVR-TM, é “reflexo de um Terroir (extensão de terra cultivada) único em crescente afirmação”.
O território do Alto Tâmega e Barroso foi agraciado com um Prémio Prestige e 27 Medalhas de Ouro, arrecadando mais de metade dos prémios da noite, reafirmando assim a qualidade dos seus vinhos e a importância do Aqua Wine Fest, evento que decorrerá nos dias 28 e 29 de junho, para alavancar, ainda mais, este setor tão importante para a economia do território.