Integrado no programa das Festas em Honra de Nossa senhora da Livração, o Festival Internacional de Folclore do Concelho de Boticas cumpriu este ano a sua décima quinta edição consecutiva, demonstrando que, pela qualidade dos grupos participantes, merece continuar a ter um lugar de destaque na Agenda Cultural do Município.
As elevadas temperaturas que se fizeram sentir na tarde do passado domingo (dia 16 de Agosto), aquando da realização do Festival de Folclore, levaram as pessoas a resguardarem-se nos espaços mais frescos, o que fez com que o largo de Nossa senhora da Livração não registasse a mesma moldura humana de outros anos, mas nem por isso deixaram de ser alguns milhares o número de pessoas que assistiu a este evento de índole cultural.
À semelhança de todas as anteriores edições, o Festival de Folclore arrancou com o desfile desde a Praça do Município até ao Largo de Nª Senhora da Livração, onde estava montado o palco em que os grupos participantes actuaram ao longo de toda a tarde de domingo.
A edição deste ano do Festival Internacional de Folclore do Concelho de Boticas contou com a participação do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, do Grupo Folclórico Lembranzas do Condado de Doniños, Ferrol, A Coruña (Espanha), do Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras, Lavra, Matosinhos, do Rancho Regional do Olival, Vila Nova de Gaia e do Grupo de Dança e Música Tradicional da Lituânia – “Grandinele”. O Grupo de Danças e Cantares Regionais de Boticas e o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça fizeram as honras da casa, cabendo-lhes representar o concelho de Boticas neste prestigiado Festival de Folclore.
Ao longo de uma tarde de bom folclore, todos os grupos que passaram pelo palco resgataram os maiores aplausos do público, registando actuações que foram um verdadeiro “hino” ao folclore e representaram bem o “Encontro de Culturas” que este festival de folclore significa.