Câmara de Boticas colocou armadilhas para captura de vespa asiática
BOTICAS, 2024-02-27 16:23:40

O Município de Boticas procedeu na semana passada, recorrendo aos serviços de uma empresa especializada e contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Boticas, à colocação de armadilhas para a captura de Vespa Velutina, mais conhecida por vespa asiática, em locais do concelho com registo de maior frequência de ocorrência de ninhos, de acordo com a informação obtida em anos anteriores. Esta ação complementa, assim, de forma concertada, a iniciativa anterior, em que foram distribuídas armadilhas a todos os apicultores do concelho. Nesta fase, entre fevereiro e maio, o principal objetivo é a captura do maior número de vespas velutinas fundadoras (rainhas), originadoras de novas colónias, de modo a evitar a proliferação desta espécie.

As armadilhas serão monitorizadas regularmente, quer para a substituição do atrativo, quer para contagem do número de exemplares capturados por armadilha. É neste sentido que o Município deixa o apelo para que as pessoas não se aproximem das armadilhas, não toquem nelas, nem as vandalizem.

Recorde-se que a vespa velutina (asiática) é uma espécie exótica, proveniente da região norte da India e leste da China. Em Portugal, a sua presença foi confirmada inicialmente no norte do país em 2011. Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em árvores com mais de 10 metros de altura e em locais isolados.

A vespa asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia. No entanto, os principais efeitos da presença desta espécie manifestam-se na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas, e na saúde pública, já que reagem de modo mais agressivo quando sentem ameaças aos seus ninhos, podendo perseguir a fonte de ameaça por algumas centenas de metros.

Em caso de avistamento de ninhos de vespa asiática deverá contactar a Câmara Municipal de Boticas, através do número de telefone 276 410 200 (rede fixa) ou do email municipio@cm-boticas.pt.

Freguesias   Festas / Romarias   Idosos   +Boticas   Visita de Estudo a Lisboa   Vespa das Galhas de Castanheiro   Boticas Trail   Cartão Social   Natal do Idoso   Barragens Alto Tâmega   Kung Fu Boticas   Cão de Gado Transmontano   Boticas Parque (BNB)   Corrida de Abril   Volta a Portugal   Sessões Informativas   Senhor do Monte   Hora do Planeta   S. Sebastião   Centro de Artes

VI Mostra de Teatro de Boticas arrancou com peça “A Grande Imprecação Diante das Muralhas da Cidade”

CCDR-N promoveu a criação de um Mural Regional alusivo ao 25 de abril em Boticas

Passeio BTT pela Rota do Terva