Bicentenário do Senhor do Monte assinalado com eucaristia presidida pelo Bispo de Vila Real
BOTICAS, 2021-07-26 16:25:39

Realizaram-se no passado fim de semana, dias 24 e 25 de julho, as festividades em honra do Senhor do Monte, em Pinho, que este ano marcaram o bicentenário do santuário.

Atendendo à atual conjuntura pandémica de Covid-19 e à semelhança do que aconteceu no ano anterior, a data foi assinalada de forma simbólica com a realização de missas campais, às quais os fiéis assistiram em ambiente de fé e devoção e cumprindo as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

No sábado a homilia foi presidida pelo pároco da aldeia, Padre Adão Moura, sendo que no domingo, a eucaristia foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, contando com a presença do Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, do Vice-presidente, Guilherme Pires, e do Presidente da Junta de Freguesia de Pinho, José Lage.

De forma a eternizar os 200 anos do Santuário do Senhor do Monte, no final da missa foi benzido e inaugurado um marco comemorativo com a imagem alusiva à ocasião.

Fernando Queiroga saudou o Bispo de Vila Real pela primeira visita ao Concelho de Boticas, referindo que “foi uma honra poder contar com a presença de D. António Augusto na celebração do bicentenário do Senhor do Monte, umas das maiores romarias do Concelho e um lugar de culto religioso com tanto significado para os botiquenses”, disse o autarca.

O Presidente da Câmara referiu ainda que “uma data tão importante como esta merecia outro tipo de comemorações, mas, pelas razões sobejamente conhecidas por todos, não foi possível concretizá-las, ficando, contudo, bem espelhado o valor que este santuário tem para os devotos do santo”.

Por sua vez, D. António Augusto Azevedo agradeceu o carinho com que foi recebido e destacou “o empenhamento de todos os que contribuíram para que o santuário completasse 200 anos de história”, acrescentando que “em tempos difíceis como aqueles que estamos a viver, é fundamental que se preserve a fé e se cultive a esperança num futuro melhor”.

O Bispo de Vila Real aproveitou ainda a oportunidade para deixar uma mensagem especial aos mais velhos, uma vez que se assinalou este ano, pela primeira vez, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, data que será celebrada anualmente no 4° domingo do mês de julho.

“Que este dia reflita a gratidão, amor e bondade que temos por aqueles que dão o melhor de si para nos transmitir os seus ensinamentos e memórias”, finalizou D. António Augusto Azevedo.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso