À semelhança do ano anterior, o Canil Municipal voltou a aproveitar a realização da Feira Franca e do Concurso Pecuário da Raça Barrosã, que trouxeram um grande número de pessoas até Boticas, para levar a cabo a sua habitual campanha de verão de adoção de animais de companhia. A iniciativa aconteceu no passado dia 12 de agosto, de manhã no Largo da Feira e à tarde na Praça do Município, alongando-se ainda na tarde do dia seguinte, durante o I Concurso de Cão de Gado Transmontano.
Esta iniciativa teve como principais objetivos a angariação de um novo lar para os animais abandonados no Canil e a consciencialização da população para os problemas que o abandono de animais - que aumenta nos meses de verão, em virtude de ser época de férias - acarreta para toda a sociedade, sensibilizando dessa forma as inúmeras pessoas, nomeadamente os mais novos, que passaram por lá e que puderam interagir um pouco com estes animais.
No final da campanha, nove animais encontraram um novo lar, apesar de terem sido muitas as pessoas que desejaram levar um animal para casa, mas que por falta de condições de o manterem não o conseguiram fazer. Não obstante, a enorme recetividade e o entusiasmo demonstrado por parte da população em relação a esta iniciativa continua a encher de orgulho os responsáveis do Canil Municipal de Boticas, que ficaram mais uma vez surpreendidos com o carinho e a preocupação das pessoas para com os animais, pretendendo, dadas as ótimas repercussões das campanhas já realizadas, continuar a desenvolver mais iniciativas semelhantes.