A convite da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro do Rio de Janeiro – Brasil, a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco - Sapiãos, marcou presença nas comemorações da Páscoa que aquela edilidade levou a cabo. Com efeito, o grupo de cantares desta Associação actuou em vários locais do Estado do Rio de Janeiro, como especial destaque para o grande convívio realizado no dia de Páscoa na sede da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, que contou com a presença de cerca de 500 pessoas, na sua maioria oriundas dos Concelhos que compõem o Distrito de Vila Real, a que se juntaram outros transmontanos, portugueses, luso-brasileiros e brasileiros das mais variadas origens.
De salientar que a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro do Rio de Janeiro é actualmente presidida pelo Sr. Luís Pires, botiquense natural da freguesia de Ardãos, mais conhecido como “Pezinho”, e conta também, nos seus corpos gerentes, com outros cidadãos do concelho, bem conhecidos de todos os botiquenses, como é o caso do Dr. António Peralta, de Sapiãos, Presidente do Conselho Deliberativo daquela colectividade.
A comitiva, chefiada pelo Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos, foi recebida por vários conterrâneos que fizeram questão de se juntar ao Grupo e lhes proporcionar uma estadia a todos os níveis inesquecível.
Destaque ainda para a viagem de barco às Ilhas Tropicais, com paragem em “Búzios”, proporcionada pela empresa “Convencional Turismo”, propriedade dos Srs. Octávio e Luís, que são naturais de Bostofrio, freguesia de São Salvador de Viveiro, também do concelho de Boticas.
Foram momentos de grande alegria e emoção que reforçaram os laços de amizade e fraternidade entre aqueles que, desde muito jovens, partiram à procura de uma vida melhor e aqueles que cá ficaram. A saudade do seu País Natal e das suas gentes sente-se no “cantarolar” das “modas” que outrora faziam o dia-a-dia de um povo e que hoje fazem parte de um saber que raramente os “livros” ensinam.