A Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) esteve nas duas últimas semanas a realizar trabalhos de limpeza em áreas florestais identificadas no Concelho de Boticas.
Durante a sua permanência, a brigada procedeu à gestão do combustível numa faixa lateral de terreno com uma largura de aproximadamente 10 metros na Estrada Municipal que vai da Estrada Regional 312 até à aldeia de Veral e, ainda, à limpeza do estradão que atravessa uma vasta área de pinheiro bravo entre a localidade de Mosteirão e a casa florestal de Veral.
Os trabalhos de limpeza foram feitos com o apoio de um trator destroçador de mato, tendo como objetivo diminuir o risco de incêndio e permitir o acesso de veículos nas ações de combate a incêndios florestais.
A Brigada de Sapadores Florestais da CIMAT, que atua alternadamente nos seis municípios do Alto Tâmega, tem como função principal a realização de ações de silvicultura preventiva, nomeadamente ao nível da manutenção e instalação de rede primária de defesa da floresta contra incêndios, apoio ao combate a incêndios rurais, entre outras.
Além disso, no período de maior risco de incêndios, nomeadamente nos meses de verão, a brigada integra o Dispositivo de Combate a Incêndios Rurais, exercendo, sobretudo, funções de apoio ao ataque ampliado e ao rescaldo e reverificação do perímetro de incêndios.
De referir que, no âmbito da prolongamento do estado de emergência decretado devido à pandemia de COVID-19, o prazo para a limpeza de terrenos foi alargado até ao dia 30 de abril de 2020.
Os proprietários estão obrigados a proceder à gestão do material combustível e à limpeza de terrenos numa faixa com largura mínima de 50 metros em volta das edificações localizadas em áreas rurais ou florestais.
Assembleia Municipal aprovou IMI na taxa mínima, devolução do IRS aos munícipes e isenção de taxas administrativas e de licenciamento