Só no mês de janeiro de 2020, a Câmara de Boticas entregou cerca de 13 mil euros em apoios financeiros à produção pecuária no Concelho.
Os subsídios concedidos aos criadores de gado bovino e pequenos ruminantes, no âmbito do Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro destinado ao Fomento da Produção Pecuária, têm como objetivos incentivar a produção de raças bovinas, caprinas e ovinas, a criação emprego e fixação de população, promover o desenvolvimento sustentável do Concelho e o crescimento da economia local.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, “estes incentivos financeiros são importantes para que produtores continuem a apostar no setor agropecuário, nomeadamente na criação da raça barrosã, espécie caraterística deste território, classificado como Património Agrícola Mundial”.
O autarca acrescentou que “com a alteração feita ao regulamento, em que o valor atribuído por animal praticamente triplicou, os produtores beneficiam de melhores condições para se dedicarem a esta atividade ainda bastante enraizada no nosso Concelho”.
De referir que, no ano de 2019, o Município de Boticas atribuiu cerca de 56 mil euros em incentivos aos produtores pecuários do Concelho.