CAPOLIB aposta no combate à processionária do pinheiro
BOTICAS, 2021-08-09 17:01:25

A Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB) está a implementar um projeto de controlo e prevenção da processionária (Thaumetopoea pityocampa) ou lagarta do pinheiro, praga vulgar em Portugal e que infesta sobretudo os povoamentos florestais de pinheiro bravo e manso.

Ao todo vão ser intervencionados mais de 750 hectares de área florestal geridos por três Conselhos Diretivos de Baldios do Concelho, nomeadamente os Conselhos Diretivos dos Baldios de Curros e Antigo, de Fiães do Tâmega e Veral e ainda de Mosteirão, estando estas Unidades de Baldio integradas no Agrupamento de Baldios do Concelho de Boticas, cuja dinamização está a cargo da CAPOLIB.

O investimento prevê a identificação de árvores com sintomas, a instalação de armadilhas iscadas com feromonas, captura e monitorização das armadilhas, bem como o corte e remoção dos ninhos nas árvores identificadas com a praga, sendo que todo o processo é feito por fases e tendo em consideração o ciclo biológico do inseto.

As informações recolhidas em cada uma das intervenções realizadas no âmbito deste projeto são ainda registadas numa plataforma digital do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para acompanhamento e monitorização.

Com a execução destas ações pretende-se minimizar o impacto negativo e os danos causados pela processionária ao nível do crescimento e desenvolvimento das árvores, assim como contribuir para uma melhor gestão do vasto povoamento florestal de pinheiro bravo existente no Concelho de Boticas.

O projeto tem a duração de três anos e decorre no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014 – 2020 (PDR 2020), através da operação 8.1.3. – Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos.

Vespa das Galhas de Castanheiro   FestInVale   Exposições   Freestyle   Cartão Social   Festas / Romarias   Documentário   Obras   GDB   Idosos   Fernando Queiroga   Vespa Velutina   CPCJ   Barragens Alto Tâmega   Natal do Idoso   B.V.B.   Conselho Municipal de Segurança   Conselho Municipal de Juventude   Autarquia   Festival de Folclore

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT