Dia Internacional dos Museus - Ecomuseu (Museu Rural de Boticas)
BOTICAS, 2020-05-18 09:37:44


A situação que temos vindo a viver implicou a alteração das nossas atividades e o encerramento ao público dos nossos espaços museológicos. Apesar disso, não poderíamos deixar de assinalar o Dia Internacional dos Museus e deixar aqui uma breve nota sobre o Museu Rural de Boticas e o espaço museológico onde este se integra, dando assim a conhecer um espaço que merece uma futura visita, logo que seja possível.

Ecomuseu - Museu Rural de Boticas

O Ecomuseu de Barroso é um projecto de território que tem como objectivo o seu desenvolvimento através da valorização dos elementos que lhe são particulares e estruturantes. É constituído por vários pólos dispersos territorialmente pelos concelhos de Boticas e de Montalegre, e cada um deles procura exibir e cativar o visitante de uma forma diferente dos demais. Proporciona-se deste modo uma percepção da identidade singular de cada lugar e das várias formas que os habitantes do Barroso tiveram e têm de interagir com o seu ambiente territorial e cultural.

O Museu Rural de Boticas é um dos pólos constituintes deste projecto comum do Barroso. Este núcleo museológico está instalado num edifício de arquitetura tradicional na sede do concelho de Boticas. O imóvel, que era uma habitação de família, faz parte de um conjunto arquitetónico inserido numa propriedade rural. Possui, portanto, outras construções anexas, que serviam de apoio à casa "mãe" e aos trabalhos agrícolas. Este espaço é constituído por uma casa senhorial (com rés do chão e primeiro andar), instalações agrícolas de apoio, uma eira ladeada por um canastro e uma área de terreno com cerca de 8 000 m2.

Nele se ilustram as interacções do ser humano com o território que na actualidade constitui o concelho de Boticas, e as vivências espirituais que foram marcando e orientando os ocupantes do território. O conceito que serve de base à exposição é precisamente a estreita relação entre a experiência física e a espiritual dos sucessivos habitantes do concelho, que lhes confere identidade e singularidade e foi configurando o território até atingir a estrutura que tem no tempo presente. 

O Museu Rural de Boticas é constituído por um primeiro piso, um piso intermédio e um térreo, no que corresponde à antiga habitação de lavrador, separado por um pátio onde existe uma adega com lagar. Funciona como montra da ruralidade barrosã, abordando temas como o enquadramento territorial, a sua história, a casa tradicional barrosã, a temática da água, as festividades, locais (S. Sebastião, Senhora da Livração e São Salvador do Mundo entre outras), a agricultura barrosã com destaque para os bovinos da raça barrosã, e o porco, a par do vinho e do pão alimento central na gastronomia barrosã.

No espaço, que tinha as funções de adega e de lagar na casa agrícola onde este museu se encontra instalado, existe ainda um lagar elevado, desde onde se enchiam os tonéis aproveitando a gravidade. Objectos e painéis alusivos aos produtos que o concelho de Boticas produz, desde o mel e a batata ao centeio e ao “vinho dos mortos”, ilustram este local, pois era aqui onde se armazenavam os víveres da casa rural.

Ao entrar no Museu Rural de Boticas, o visitante tem a oportunidade para contactar a realidade virtual que lhe permite decidir os locais e os territórios a visitar dentro do espaço do Ecomuseu de Barroso, onde pode apreciar os produtos locais, a gastronomia, contactar com a comunidade e inteirar-se da qualidade de vida dos cidadãos.

Neste complexo museológico situa-se ainda o CEDIEC, com o qual estão articulados os conteúdos do Museu Rural de Boticas, constituindo assim um núcleo com espaços museológicos importantes para a preservação de memórias.

Tags

Autarquia     Natal   GDB   Educação Rodoviária   CIM do Auto Tâmega   Senhor do Monte   CEDIEC   Rali   Património Agrícola Mundial   Juventude   Desporto   Conselho Local de Ação Social   COVID-19   B.V.B   Património   S. Sebastião   Barragens Alto Tâmega   Tempo   Defesa da Floresta  

Últimas

Trânsito condicionado nos dias 8 e 9 de maio (sábado e domingo)

Trânsito condicionado nos dias 8 e 9 de maio (sábado e domingo)

Presidente da CCDR-N participou em reunião descentralizada da CIM-AT em Boticas

Presidente da CCDR-N participou em reunião descentralizada da CIM-AT em Boticas

Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

Município de Boticas associa-se à “Corrida para a Vida”

Município de Boticas associa-se à “Corrida para a Vida”

Contagem decrescente para a Rampa Internacional de Boticas

Contagem decrescente para a Rampa Internacional de Boticas

Boticas Parque reabre no próximo fim de semana

Boticas Parque reabre no próximo fim de semana

Padre Diogo Martins assinalou 30 anos como pároco de Ardãos

Padre Diogo Martins assinalou 30 anos como pároco de Ardãos

APA promove sessão de esclarecimentos sobre projeto de Ampliação da Mina do Barroso

APA promove sessão de esclarecimentos sobre projeto de Ampliação da Mina do Barroso