O mau tempo não foi suficiente para impedir que cerca de 1.500 idosos participassem, no passado dia 08 de Dezembro, em mais uma edição do Natal do Idoso, uma festa dirigida aos mais velhos que é já uma tradição no Concelho de Boticas.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Boticas, contando com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia, do Agrupamento de Escuteiros de Boticas e do Núcleo de Boticas da Cruz Vermelha Portuguesa.
Mantendo os moldes das anteriores edições, os idosos puderam desfrutar de um momento de confraternização e convívio, dentro de um espírito enquadrado com a época que agora se vive: a quadra natalícia. O Programa festivo arrancou com uma Eucaristia comemorativa, celebrada pelo Monsenhor Silvério Guimarães e coadjuvada pelo padre Arnaldo Moura, vivida em profunda devoção e respeito pelos idosos e por todos os que se deslocaram ao Pavilhão Multiusos.
Logo de seguida foi servido o almoço, do agrado de todos, numa ementa a lembrar a época natalícia, onde não faltou o arroz de polvo nem o tradicional Bolo Rei, tão próprios desta época. Durante o almoço foram distribuídas as lembranças alusivas a este dia.
A elevada afluência e o ambiente vivido no Pavilhão Multiusos foram uma justa recompensa à organização do evento, até porque, como referiu o Presidente da Câmara “este é um evento com um grande significado, em virtude da época do ano em que se realiza. O Natal é uma época de alegria e de convívio entre as famílias, mas é também um momento de alguma tristeza para muitos idosos, que têm os seus familiares longe da terra e vivem esta quadra natalícia com alguma solidão. Esta é uma boa forma de lhes dar um pouco mais de alegria e de carinho. É bom que saibam que nos preocupamos com o seu bem-estar e a sua felicidade, em especial numa época do ano em que este género de iniciativas faz mais sentido”.
A parte de tarde foi animada com as actuações do Grupo de Cantares da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco – Sapiãos, do Grupo de Danças e Cantares Regionais de Boticas e do Rancho Folclórico de Centro Cultural e Recreativo de Beça.
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril