No passado dia 3 de setembro, a Praça do Município foi palco do mundialmente conhecido desafio do “banho gelado”, ou “ice bucket challenge”, uma iniciativa solidária que teve como objetivo angariar fundos para a associação portuguesa de apoio a doentes diagnosticados com Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).
Associado a este nobre movimento solidário estiveram o Município de Boticas, aqui representado pelo seu Presidente, Fernando Queiroga, que relembrou a importância de apoiar causas como esta e de sensibilizar a comunidade para esta situação, sobretudo quando há pessoas afetadas com esta doença tão próximas de nós, tendo havido até ao momento três casos diagnosticados no concelho.
Para além da autarquia botiquense, a iniciativa contou ainda com a colaboração do Agrupamento de Escuteiros e dos Bombeiros Voluntários de Boticas, que gentilmente “ofereceram” um belo banho gelado a todos os que quiseram participar nesta ação solidária, exemplarmente iniciado pelo Presidente desta autarquia.
De realçar que todos os donativos conseguidos com esta iniciativa serão destinados à participação da APELA num programa onde serão estudados 200 genomas de doentes diagnosticados com esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurológica degenerativa, progressiva e rara, que afeta toda a parte motora do corpo e que neste momento atinge cerca de 700 pacientes portugueses.
Nesta iniciativa foram reunidos 1.050 euros, estando agora a ser preparado um peditório a realizar em todas as freguesias do concelho, revertendo igualmente todos os donativos a favor da APELA.