Realizou-se de 26 e 29 de abril, em simultâneo nas vilas de Boticas e Montalegre, a Semana da Leitura 2016, que teve como tema “Elos de Leitura – O Barroso que nos une”.
A iniciativa, direcionada para as crianças do Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos, foi organizada pela Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso, que integra as bibliotecas municipais de Boticas e Montalegre e as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro e do Agrupamento de Escolas Bento da Cruz, de Montalegre, e permitiu unir através da leitura os dois concelhos barrosões.
Ao longo de toda a semana realizaram-se várias actividades, desde teatro, exposições, hora do conto, entre outras, que permitiram incutir nos mais pequenos a prática da leitura na sua rotina diária.
O grande objetivo da realização da Semana da Leitura passou pelo envolvimento não só de toda a comunidade escolar mas também dos pais, encarregados de educação e familiares no desenvolvimento da vontade de ler e o gosto das crianças e jovens pelos livros. A participação de todos contribuiu para o sucesso desta iniciativa.
À semelhança dos anos anteriores, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, também participou na Semana da Leitura, no penúltimo dia de atividades, através da “Hora do Conto”, com a leitura de uma das lendas mais antigas do concelho de Boticas sobre a Fonte dos Amores, localizada em Carvalhelhos.
O encerramento da Semana da Leitura 2016 decorreu na passada sexta-feira, no Auditório Municipal, com a encenação da peça “O caixeiro ambicioso”, pelo Grupo Tâmegar Teatro.