7º Encontro do Dia do Homem da Granja
BOTICAS, 2011-05-02 14:52:56

No Senhor do Monte, em fins de Abril (último sábado), todos os anos, é certo que os homens da Granja se hão-de juntar para uma comemoração muito especial. «Festa do Homem da Granja», assim se chama o evento que, na prática, celebra as mulheres: porque nesse dia lhes dão eles, os homens, a possibilidade de ficarem elas, as mulheres, postas em sossego sem ter que aturá-los.

Ora vê-se que, querendo assim celebrá-las, o número de adeptos tem crescido de um para outro ano: cinquenta e um no primeiro para de forma crescente se ter atingido nesta edição a bonita soma de 108 (igual a 2010).

Amantes da natureza, isso justifica a escolha do sítio: o Senhor do Monte, contando este ano com a partida do S. Pedro remetendo-nos para dentro de um armazém por causa da abundante chuva que se verificou ao longo do dia.

Amantes da gastronomia, isso justifica o terem-se precatado com uma fornada de pão centeio,  250 “Bejus”, 60 quilos de  vitela do Barroso, 25 galos caseiros, dez frangos de churrasco para os iniciados, bolo com dimensão de cerca de um metro quadrado, cento e vinte maçãs golden, cinco barris de cerveja, sumos, coca-cola, café e digestivos.

Amantes da fotografia, isso justifica o não ter havido moço já homem que se não fizesse acompanhar da sua específica máquina fotográfica de cinco litros.

Amantes da música e em geral das belas-artes, isso justifica o terem assegurado concurso de um grupo de oito concertinas e um indeterminado número de bombos, que de qualquer modo, pelas contas às peles no dia seguinte estendidas nas varandas e terraços, não andaria muito longe das noventa, já que os restantes (os estudantes e alguns adultos em dieta)  lá se viraram aos sumos e coca-cola.

Amantes da palavra dada, isso justifica o terem jurado todos de jura sincera que em 2012 lá estarão de novo, dando descanso às senhoras e comemorando mais uma vez com três óptimas refeições,  bolo,  champanhe, concertinas e bombos, a «Festa do Homem da Granja».

Curiosidades:

Como vem acontecendo nos últimos anos, neste agradável, convívio, não poderia ter faltado o já tradicional fogo de artifício que contou com a proporção um foguete por cada um dos presentes (108).

Agradecimentos:

Todos os convivas agradecem  à Comissão responsável pelas instalações existentes no Santuário do Senhor do Monte  pela cedência do armazém, pois seria impensável levar a cabo tal convívio debaixo de tanta chuva que se verificou durante o dia.

CPCJ   Dia Nacional dos Moinhos   Natal do Idoso   S. Sebastião   Autarquia   BTT   Conselho Municipal de Juventude   Conselho Municipal de Educação   Kung Fu Boticas   Exposições   Rali   Património Agrícula Mundial     Volta a Portugal   Educação   Litio   Fórum Boticas   Casas do Conhecimento   Janeiras / Reis   Água

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024