A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios reuniu-se na passada quinta-feira, dia 18 de janeiro, no edifício da Câmara Municipal, para analisar e avaliar o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) do ano 2017 e, simultaneamente, apresentar o plano para o ano 2018.
A sessão de trabalhos começou com a monitorização das metas e indicadores do PMDFCI referente ao ano passado, sendo que, posteriormente, foram apresentadas as alterações previstas no Orçamento de Estado 2018, no que diz respeito aos trabalhos de gestão de combustível nas Redes Secundárias de Faixas de Gestão de Combustível e que devem decorrer até 15 de março.
Ainda no decorrer da reunião, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, informou que a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega irá apresentar uma candidatura, financiada a 100%, para a criação de uma brigada de Sapadores Florestais, composta por três equipas, no total de 15 elementos, uma máquina de rastos, um trator borracheiro e um camião para transporte de máquinas.
Além disso, Fernando Queiroga informou que a autarquia irá adquirir um camião cisterna para o Serviço Municipal de Proteção Civil.
O PMDFCI pretende traçar e estruturar formas de atuação mais eficazes quer na prevenção, quer no combate aos incêndios florestais, de forma a organizar atempadamente os meios, recursos e métodos de comunicação que permitam uma intervenção mais rápida e eficiente de todos os meios envolvidos neste tipo de ocorrências.
Após a apresentação e debate, o PMDFCI foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.