Durante os dias 25 a 29 de julho os estudantes do Ensino Superior selecionados para a Escola de Verão tiveram a possibilidade de conhecer e descobrir o Barroso, a única região do país classificada como Património Agrícola Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O programa semanal foi repleto de atividades relacionadas com a investigação em áreas de montanha, mais concretamente com o Sistema Agro-Silvo-Pastoril, e permitiu aos participantes adquirirem conhecimentos mais aprofundados sobre as caraterísticas deste território.
As manhãs foram dedicadas à aquisição de conhecimentos, em contexto teórico e sob a orientação de professores do IPB, onde foram abordadas várias temáticas ligadas ao mundo rural, nomeadamente as cadeias agroalimentares sustentáveis, recursos hídricos do Barroso e o seu valor, digitalização, análise e interpretação de dados como ferramentas de gestão em áreas de montanha, entre outras.
Por sua vez, os períodos da tarde foram preenchidos com experiências no território do Barroso, sendo que, no Concelho de Boticas, os jovens estudantes visitaram a fábrica das Águas de Carvalhelhos, o Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade (BNB), o Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT), a Casa Museu - Quinta do Cruzeiro, a Casa do Mel, a Loja Rural de Produtos de Montanha, o Observatório do Território GIAHS/SIPAM – Olhar do Guerreiro e o Centro de Artes Nadir Afonso.
O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, referiu que “mais importante do que falar do território é conhecê-lo tal e qual como ele é e a realização da Escola de Verão permitiu aos participantes conhecer in loco a riqueza natural e paisagística existente no nosso Concelho e na região do Barroso”.
“Na cerimónia de abertura desafiei estes jovens a serem embaixadores do Barroso e sei que vão desempenhar esse papel de forma exemplar. Espero que divulguem este território tão peculiar e que, em breve, regressem à nossa terra para desfrutarem de tudo o que temos para oferecer”, rematou o autarca.
A sessão de encerramento da SusTEC Summer School – Sistemas Naturais do Barroso decorreu na passada sexta-feira, dia 29 de julho, e contou, entre outros, com a presença da Ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, dos autarcas de Boticas e Montalegre, Fernando Queiroga e Orlando Alves, respetivamente, e do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues.
Recorde-se que a SusTEC Summer School - Sistemas Naturais do Barroso foi promovida pelo AquaValor em parceria com os Municípios de Boticas e Montalegre, Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Comunidade Intermunicipal de Alto Tâmega (CIMAT) e Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) e teve como objetivo principal a divulgação da região do Barroso e das suas potencialidades.