Realizou-se no passado dia 24 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão de apresentação do Orçamento e Plano de Atividades para 2017.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, deu a conhecer as principais linhas de investimento e o plano de atividades para o próximo ano.
O valor global do orçamento previsto para 2017 é de 11.109.125,00€, sendo o mais alto dos últimos quatro anos. É um orçamento muito direcionado para os investimentos, decorrente dos projetos em curso e a candidatar a financiamentos comunitários, contando com um montante total de investimento previsto superior a 4,5 milhões de euros.
As despesas correntes sofrem uma diminuição de 16,7% comparativamente a 2016, ou seja, uma redução de mais de 508 mil euros, e as despesas com o pessoal mantêm-se praticamente inalteradas comparativamente ao ano anterior, tendo, todavia um peso relativo no orçamento mais reduzido do que em 2016, já que representam apenas 22,7% do total da despesa.
As prioridades do executivo municipal passam por dar continuidade aos Apoios Sociais (enxoval do bebé, incentivos à natalidade e cartão social do munícipe) e à educação (bolsas de estudo para o Ensino Superior e Programa de Mobilidade Internacional, transportes e atividades extracurriculares), dois importantes apoios para a sustentabilidade de muitas famílias do concelho de Boticas.
O setor do Turismo também é um dos eixos prioritários de investimento, uma vez que o executivo camarário quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos nesta área.
A fixação de jovens e a criação de emprego no concelho, nomeadamente nos setores da Agricultura e Pecuária, continua a ser outra das grandes apostas da autarquia. O incentivo para que isso aconteça será feito através de fundos comunitários advindos do programa Portugal 2020.
À semelhança dos anos anteriores, o executivo municipal abdica da totalidade da participação (5%) a que tem direito no IRS dos Munícipes e mantém o IMI no mínimo obrigatório por lei (0,3%), sendo aplicadas reduções às famílias com dependentes a cargo.
É ainda de realçar que Boticas ocupa o 1º lugar do distrito em termos de eficiência financeira e é o 20º no total dos Municípios de pequena dimensão, tendo subido seis posições face a 2015. Quanto ao Prazo Médio de Pagamento, relativo ao final do 3º trimestre de 2016, é de apenas 9 dias.
Recorde-se que, a apresentação do Orçamento e Plano de Atividades permite que toda a população do concelho possa conhecer e participar de forma ativa na gestão orçamental da Câmara Municipal e, simultaneamente, manter relações de proximidade com o executivo camarário.