Navegar pelo Turismo, Cultura e Património de Boticas - Boticas Parque
BOTICAS, 2020-06-25 09:34:18

A situação que temos vindo a viver implicou a alteração das nossas atividades e o encerramento ao público dos nossos equipamentos e/ou sítios turísticos, museológicos e culturais. Por esse motivo, publicamos aqui, semanalmente, um texto e fotos de cada um dos nossos equipamentos e/ou sítios, de forma a que o público não deixasse de ter acesso àquilo que Boticas tem de melhor para oferecer aos seus visitantes. Estamos, agora, em condições de ir reabrindo os nossos espaços, com as restrições que se impõem e pensamos ter, brevemente, tudo pronto para vos receber.

Nesse sentido, vamos encerrar esta rubrica, com um equipamento já reaberto: o Boticas Parque Natureza e Biodiversidade.

Boticas Parque Natureza e Biodiversidade

O Parque é atravessado pelo rio Beça, que apresenta uma vasta mata ripícola, entre uma área que, apesar da sua evolução natural, necessitou de uma recuperação, com regeneração do coberto vegetal natural, sobretudo carvalhais e das formações arbustivas/matos. A área encontra-se preservada, garantindo o seu valor natural e paisagístico, com especial cuidado na proteção dos habitats com enorme valor natural (florísticos, faunísticos e fungos).

Tendo como área de intervenção os antigos Viveiros Florestais da Relva, com aproximadamente 60 hectares, a criação deste Parque contemplou a construção de infraestruturas e equipamentos de apoio, no sentido de tornar possível a gestão direta de habitats e espécies, a visitação do espaço, a sensibilização e o envolvimento dos cidadãos, a divulgação, disseminação e comunicação dos resultados obtidos e a promoção, conservação e valorização do património natural, com a consequente manutenção da biodiversidade.

Deste modo, associa biodiversidade e natureza com conhecimento  e inovação, apresentando-se, assim, como  um importante núcleo ativo na promoção da conservação e preservação do meio ambiente, em estreita articulação com os cidadãos.

As  infraestruturas criadas e as atividades a desenvolver  permitem ao público o contacto com a natureza e com as populações.  O espaço  tem um vasto património natural e construído e as componentes pedagógica e científica, encontram-se reunidas as condições para fazer do Boticas Parque um espaço atrativo e um excelente local para visitar.

BTT   Assembleia Municipal   Boticas Mexe   FestInVale   +Boticas   Verão em Festa 2023   Festival de Folclore   Festas/Romarias   Idosos   Presidente   GDB   Igualdade   Juventude   B.V.B.   Freguesias   Senhor do Monte   DHI   Visitas ao Concelho   Barragens Alto Tâmega   Conselho Municipal de Segurança

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT