Decorreu no passado dia 17 de novembro, no Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade, a 3ª edição da ação de reflorestação “Caminhar e Plantar”, organizada pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) em parceira com o Gabinete Técnico Florestal da autarquia.
Além do Município de Boticas, a iniciativa contou também com o apoio da Iberdrola, empresa multinacional responsável pelo projeto do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, um dos maiores projetos hidroelétricos realizados, nos últimos 25 anos, na Europa.
A atividade “Caminhar e Plantar” contou com a participação de cerca de duas centenas de pessoas vindas de vários pontos da região.
Os participantes começaram o dia com uma caminhada pelo Boticas Parque, onde ficaram a conhecer os diversos ecossistemas florestais existentes nesta área e foram sensibilizados para a importância da preservação da floresta autóctone.
Por sua vez, a ação de reflorestação decorreu numa área circundante ao Boticas Parque, num terreno previamente preparado para a plantação de espécies como carvalhos, freixos, amieiros, castanheiros e bétulas.
A escolha destas espécies fundamentou-se principalmente no tipo de clima e de solo existente em Boticas, o permitirá preservar a floresta autóctone do concelho e, simultaneamente, contribuir para a criação de uma floresta mais resistente aos incêndios.
Nesta edição do “Caminhar e Plantar” a Iberdrola foi a principal patrocinadora, sendo responsável pela preparação do terreno para a plantação, aquisição de plantas, pela oferta de um lanche e de uma t-shirt aos participantes.