No âmbito das comemorações do 25 de abril, o Município de Boticas voltou a organizar, pelo segundo ano consecutivo, a Corrida de Abril, uma iniciativa que contou com um conjunto de corridas de atletismo abertas a toda a população natural, residente ou trabalhadora no concelho, e distribuídas por diferentes escalões, com os percursos e distâncias condizentes a cada escalão. Esta atividade, que em tempos foi uma tradição no concelho, voltou a ser recuperada de forma a reconquistar o espírito de convívio e de competição saudável entre os botiquenses, incentivando igualmente à prática de atividade física para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.
Entre crianças e adultos, o número de participantes rondou uma centena e meia, uma excelente taxa de adesão, tendo em conta o tempo cinzento que se fez sentir durante toda a manhã e que, mesmo assim, não esmoreceu o clima de convívio e amizade entre os participantes e o público ali presente. As provas decorreram consoante os escalões, sendo que a derradeira corrida (de 5 km para os homens e de 2,5 km para as mulheres), destinada a juniores, seniores e veteranos, foi a que conseguiu reunir mais participantes, sendo também a mais competitiva, sobretudo entre o grupo masculino.
No final, todos os participantes tiveram direito a uma medalha de participação, sendo que os três primeiros de cada escalão (femininos e masculinos) tiveram ainda direito a um troféu, entregue em mão pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, que fez questão de felicitar cada um dos participantes pelo desempenho prestado nas provas. Houve ainda a entrega do trofeu aos participantes mais velhos da corrida, este ano atribuído a Camilo Cunha (masculino) e a Ondina Alves (feminino) e o “prémio especial esforço”, entregue a Cristina Cunha, pela coragem em fazer os 2,5 km nos seus últimos meses de gravidez.
A organização da Corrida de Abril contou ainda com o apoio do Grupo Desportivo de Boticas, dos Bombeiros Voluntários de Boticas, da GNR e da Junta de Freguesia de Boticas.