Navegar Pelo Turismo, Cultura e Património De Boticas – Minas do Brejo - PAVT
BOTICAS, 2020-06-11 09:33:22

A situação que temos vindo a viver implicou a alteração das nossas atividades e o encerramento ao público dos nossos equipamentos e/ou sítios turísticos, museológicos e culturais. Apesar disso, é nossa vontade que o público não deixe de ter acesso àquilo que Boticas tem de melhor para oferecer aos seus visitantes, pelo que, uma vez que, neste momento,  as visitas presencias não serão possíveis, iremos destacar, semanalmente, na página do Município, um equipamento ou sítio através da publicação de um texto e de fotos, para desta forma virtual transmitirmos a informação necessária para visitas futuras mais informadas e apelativas.”

Minas do Brejo - PAVT

Tipo: Minas

Coordenada GPS: 41°44'5.52"N/ 7°37'23.09"W

Distância (Centro de Interpretação - Ponto de Interesse): 675m

Modalidade: Pedestre/ Automóvel Ligeiro

Tempo de chegada: Pedestre 15 min/ Veículo ligeiro 5 min

O Brejo constitui outra das grandes frentes de exploração mineira de época romana no Vale Superior do rio Terva. Esta exploração, sobranceira ao ribeiro que lhe dá o nome, distribui-se por uma área aproximada de 12 hectares, nas cercanias da aldeia de Bobadela. No núcleo desta frente de exploração são visíveis inúmeras trincheiras e cortas de desmonte a céu aberto, com orientações, comprimentos e larguras diversas. Os depósitos auríferos ocorrem em contexto primário, característica comum a todos os jazigos deste mineral identificados no PAVT, onde o ouro ocorre nos filões de quartzo que permeiam o substrato granítico. Os desmontes a céu aberto do filão foram realizados, preferencialmente, no sentido SO-NE, S-N e E-O, características visíveis da disposição das cortas e trincheiras que conformaram o relevo do Brejo, onde são também visíveis, de forma bastante pontual, términos de galerias.

Já fora da zona de exploração, mas na sua área direta de influência, no extremo Oeste, localiza-se o povoado fortificado do Brejo. Alcandorado no topo de um esporão, dominando todo o alvéolo entre Nogueira e Bobadela e sobranceiro à área de exploração mineira do Brejo, este sítio arqueológico poderá corresponder a um ‘povoado mineiro castrejo’ – delimitado por uma única muralha circundante, que abarca menos de 1 hectare, já muito arruinada, terá conhecido uma ocupação cronologicamente alargada, entre a Idade do Bronze e a época romana, como evidenciam os materiais aí recolhidos (cerâmica manual, machados de bronze, um deles de dupla aselha, cerâmica micácea, moedas e tegulae).

Decorrente do abandono da exploração mineira, algures no séc. IV, ter-se-á formado a lagoa do Brejo. A recuperação ambiental desta área mineira poderá ser considerado um caso de estudo, uma vez que representa atualmente um dos mais valiosos recursos ecológicos do PAVT. Com efeito, fruto da circunstância geográfica do Vale do Terva, que se encontra na transição entre a região mediterrânica e a região euro-siberiana, a Lagoa do Brejo, resultante de uma formação paleotopográfica artificial, adquiriu características fito-climáticas que lhe conferiram um elevado grau de biodiversidade florística e faunística. O reconhecimento deste valor justificou a implementação de um dos observatórios de fauna e flora do PAVT.

O Brejo integra o conjunto classificado pelo Estado Português como Sítio de Interesse Público, promulgado pela Portaria n.º 386/2013 (DR, 2.º Série, n.º 115 de 18 de Junho de 2013), pela sua unicidade, enquanto parte fundamental do Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva, em Boticas.

O PAVT tem um Web Site próprio – https://www.pavt-boticas.pt/

e uma página no Facebook - httpss://www.facebook.com/pavtboticas/

Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Visita de Estudo a Lisboa   Gond-Pontouvre   Idosos   Corrida de Abril   Janeiras / Reis   Centro de Artes   Visitas ao Concelho   São João   Litio   B.V.B.   Boticas Fashion   Obras   Barragens Alto Tâmega     Festas / Romarias   Festas/Romarias   S. Sebastião   Conselho Municipal de Educação   Património Agrícula Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial