O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, realizou, no passado mês de novembro, uma visita ao Canadá, juntamente com os seus homólogos dos Concelhos de Montalegre e Valpaços, Orlando Alves e Amílcar Almeida, respetivamente.
Fernando Queiroga visitou a comunidade botiquense a residir na cidade de Toronto e desenvolveu contactos com as autoridades locais, nomeadamente com o Presidente e a Vice-presidente da Câmara de Toronto, John Tory e Ana Bailão, com o Cônsul Geral de Portugal em Toronto, Rui Gomes, e ainda com a Deputada Federal e representante das Comunidades Portuguesas no Parlamento Canadiano, Julie Dzerowicz.
O Presidente da Câmara aproveitou estes encontros para apresentar os seus melhores cumprimentos, trocar algumas opiniões e sensibilizar estas entidades para uma maior proximidade e ligação com os conterrâneos do Concelho de Boticas.
No périplo pela capital da província de Ontário, Fernando Queiroga foi entrevistado, juntamente com Orlando Alves e Amílcar Almeida, por vários órgãos de comunicação social, entre os quais a Camões Rádio/TV, OMNI News/RTP, FPTV/SIC Internacional e Rádio/TV Chin, aproveitando para divulgar e promover as potencialidades do Concelho de Boticas e da região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial.
Os autarcas foram convidados de honra da gala comemorativa do 38º aniversário do Grupo Folclórico Transmontano de Toronto, que decorreu na cidade de Mississauga, sendo brindados com uma mensagem de agradecimento do Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, pela disponibilidade e presença no evento.
Durante a estadia em Toronto, Fernando Queiroga esteve em contacto com a comunidade botiquense, nomeadamente João Gonçalves, Domingos Sereno e Carlos Martins, entre outros.
A visita oficial do Presidente da Câmara de Boticas a Toronto permitiu fortalecer os laços institucionais e as relações de proximidade com a comunidade portuguesa radicada no Canadá, em especial com os emigrantes botiquenses e transmontanos.
Fernando Queiroga aproveitou ainda a oportunidade para ficar a conhecer um pouco mais sobre a realidade daquele país e, simultaneamente, perceber quais os anseios e desejos dos portugueses a residir no Canadá.