À semelhança do que tem acontecido um pouco por todo o pais, os incêndios florestais no concelho não têm dado tréguas aos bombeiros de Boticas e às estruturas da Protecção Civil, que se têm desdobrado em esforços para fazer face às muitas solicitações e ocorrências a que são chamados a intervir. Muito embora até ao momento ainda não se tenha registado nenhum incêndio de dimensões mais elevadas, o certo é que nas múltiplas ocorrências já registadas foram consumidas áreas muito significativas de mancha florestal, em especial de pinheiro bravo.
Na tarde de ontem, dia 17 de Agosto, um incêndio que deflagrou junto a Codessoso causou calafrios, sobretudo quando “atravessou” a Nacional 312 e rumou até às imediações da aldeia de Seirrãos, ameaçando armazéns agrícolas e ficando muito perto de habitações. Contudo, a intervenção dos bombeiros (para além de Boticas estiveram presentes corporações de Chaves, Ribeira de Pena, Cerva e Mondim de Basto), em conjunto com os militares e sapadores florestais, e contando ainda com o auxílio de um helicóptero, permitiram que ao início da noite o incêndio estivesse controlado e entrasse na fase de rescaldo.
As fortes temperaturas anunciadas para os próximos dias não deixam antever boas perspectivas, adivinhando-se dias difíceis no que aos incêndios florestais diz respeito.