-
Início
-
Informação Municipal
-
Comunicação Municipal
-
Notícias
- Ação de Sensibilização "Pequenos Heróis – Saber Agir em Segurança"
Ação de Sensibilização 'Pequenos Heróis – Saber Agir em Segurança'























O Município de Boticas, através do CLDS 5G Sentir Boticas, promoveu, no passado dia 26 de junho, a ação de sensibilização "Pequenos Heróis – Saber Agir em Segurança", dirigida às crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho, no âmbito da Ação 19 – "Capacitar", integrada no Eixo 4 – Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e de Cenários de Exceção.
A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os mais novos para comportamentos seguros e para a adoção de procedimentos adequados perante situações de risco, recorrendo a uma abordagem lúdica, interativa e adaptada à sua faixa etária.
Durante a sessão foram abordados diversos temas fundamentais, nomeadamente a correta utilização do número europeu de emergência 112, os procedimentos a adotar caso uma criança se perca em locais públicos, cuidados a ter perante desconhecidos, identificação de situações de perigo e noções básicas de socorrismo, incluindo a importância de pedir ajuda a um adulto e o conhecimento da posição lateral de segurança.
A ação foi dinamizada pela Dra. Joana Sá Lemos, cuja experiência na área da emergência e intervenção em crise proporcionou uma sessão dinâmica, participativa e enriquecedora.
A sessão contou também com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Isabel Torres.
Com esta iniciativa, o Município de Boticas e o CLDS 5G Sentir Boticas, realçaram a importância de promover, desde cedo, a educação para a segurança e a prevenção junto das crianças, reforçando o seu compromisso com a promoção de competências pessoais e sociais nas crianças, contribuindo, assim, para uma comunidade mais informada, melhor preparada e resiliente perante situações de emergência.