RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos


Designação do projeto – RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos

Objetivo principal – Apoiar o país em termos do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, do Plano Nacional de Energia e Clima e da Estratégia Nacional de Bioeconomia Circular

Região de intervenção – Norte

Entidade beneficiária – Município de Boticas

Data de aprovação – 12-12-2022

Data de conclusão – 31-10-2023

Custo total elegível – 59 560,29€

Apoio financeiro Fundo Ambiental – 59 560,29€

Descrição do Projeto:

Com este projeto pretende-se aumentar a abrangência do sistema de recolha de biorresíduos no Município de Boticas, através da aquisição de contentores para recolha, quer de resíduos verdes, quer de resíduos alimentares, privilegiando a recolha de proximidade, sobretudo no que diz respeito aquela destinada aos produtores domésticos. Relativamente aos produtores não domésticos e setor HORECA, em que serão abrangidos restaurantes, escolas, lares, supermercados e hotéis, será efetuada a recolha seletiva porta-a-porta, visando maximizar a recolha nestes setores. Em simultâneo, serão desenvolvidas ações de divulgação e sensibilização da população local.

Objetivos Específicos do Projeto:

O presente projeto tem como objetivo principal a implementação de recolha seletiva de resíduos verdes e resíduos alimentares, tendo por base a aquisição de contentorização para recolha dos mesmos.

Esta meta será concretizada através dos seguintes objetivos específicos:

- Reduzir as quantidades de resíduos depositadas em aterro por via indireta

- Reduzir odores nos aterros

- Melhorar a qualidade dos materiais triados nas linhas mecânicas

- Informar/Sensibilizar/Envolver a comunidade local

Resultados esperados/atingidos:

O Município de Boticas tem apostado fortemente em ações relacionadas com o melhoramento dos níveis de reciclagem e de outras formas de valorização de resíduos urbanos e ainda com a sensibilização da comunidade com práticas e cuidado com o ambiente, de forma a reduzir a sua produção e deposição em aterro e aumentando a recolha seletiva.

Tendo em conta as características orográficas do Município, e o facto de grande parte do território privilegiar as práticas agrícolas e aproveitamento dos resíduos resultantes das mesmas, é difícil estimar as toneladas de biorresíduos que serão recolhidas.

No “Estudo para o desenvolvimento do sistema de recolha de biorresíduos - Município de Boticas” foi apresentada uma estimativa para o ano de 2019, em que a quantificação de biorresíduos (resíduos alimentares e resíduos verdes), obtida com base na produção anual de resíduos indiferenciados e na composição física destes, foi de cerca de 48%. Através da implementação deste projeto, pretende-se que o Município possa demonstrar o aumento na recolha de biorresíduos e/ou aumento das quantidades de resíduos recolhidos seletivamente.