O salão nobre dos Paços do Concelho acolheu, no dia 9 de julho, a apresentação do livro “Exploração Mineira Aurífera de Época Romana - Da Extracção ao Paleoambiente”, obra da autoria de Carla Martins, João Farinha Ramos e Francisco Sande Lemos, que surgiu no âmbito do Plano de Atividades da Casa do Conhecimento de Boticas.
A cerimónia de apresentação contou com a presença do Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, da coautora e coordenadora, Carla Martins, e do Coordenador Editorial da obra, Luís Fontes.
A publicação deste livro é fruto do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Universidade do Minho. Uma parceria que para o Presidente Fernando Queiroga “tem que ser mantida pelo excelente trabalho desenvolvido pela Universidade do Minho no Parque Arqueológico do Vale do Terva”.
A coautora e coordenadora do livro, Carla Martins referiu que “é importante continuar a estudar a arqueologia existente no concelho de Boticas e que isso só se tornou possível através da parceria entre as duas entidades, Município de Boticas e Universidade do Minho”.
O vasto património arqueológico existente no PAVT e que agrega um conjunto de identidades e territorialidades é, para o Presidente Fernando Queiroga, “merecedor de ser estudado e divulgado. É fundamental que se preserve e que se dê a conhecer a história do concelho de Boticas”.
No livro está retratada a exploração mineira aurífera na época romana e o impacto que essa mesma função teve, ao longo dos tempos, na evolução das gentes do concelho botiquense.
A apresentação do livro surge na mesma altura em que foram retomadas as Escavações na Estação Arqueológica das Batocas, na freguesia de Ardãos e Bobadela.