Decorreu no passado domingo, dia 20 de agosto, o tradicional Cortejo Etnográfico das Freguesias, atividade integrada no programa das Festas do Concelho, em honra de Nª Srª da Livração e que conta com a participação das dez freguesias que constituem o Município de Boticas.
Os carros alegóricos representativos de cada uma das freguesias desfilaram em cortejo pelas ruas do centro da vila e refletiram, em grande parte, a história e a identidade cultural do concelho barrosão.
O desfile, que contou com uma assistência de milhares de pessoas, apresentou-se com as gentes de cada freguesia a desfilar com trajes alusivos aos usos e costumes antigos, acompanhadas pelo som dos bombos, concertinas, pandeiretas e cavaquinhos.
Foram recriadas, ao longo do cortejo, várias atividades e práticas de outros tempos, como sejam a desfolhada, vindimas, malhada do centeio, entre outros. A componente gastronómica também marcou presença no desfile com a recriação, por exemplo, do fabrico do pão, desde a moagem dos cereais à cozedura.
A realização do cortejo etnográfico das freguesias demonstrou não só o orgulho e afeto que os munícipes sentem pelas suas freguesias e gentes mas, também, pela história e tradições do seu concelho.
“É com enorme satisfação que vejo tanta gente participar no cortejo. Sei que a preparação deste dia não é fácil mas vale muito a pena pelo simbolismo que acarreta”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga.
O autarca realçou ainda “a importância que este tipo de iniciativas têm para a promoção e divulgação do concelho”.
Assembleia Municipal aprovou IMI na taxa mínima, devolução do IRS aos munícipes e isenção de taxas administrativas e de licenciamento