Instalação da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios em Boticas
BOTICAS, 2016-10-21 16:18:29

Instalação da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios em Boticas

É do conhecimento geral que Boticas foi um dos concelhos portugueses mais afectados pelos incêndios florestais do passado verão.

Nesse sentido, a Câmara Municipal através de uma candidatura vai proceder à abertura de uma Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível em todo o concelho. A medida permitirá prevenir e evitar que o município barrosão volte a ser assolado pelo flagelo dos incêndios florestais no próximo ano.

A ação surge no âmbito do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – EIXO PRIORITÁRIO 2 e será aplicada através do projeto de “Instalação da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais”, o que permitirá aumentar a resistência e resiliência dos espaços florestais aos incêndios, reduzir a incidência dos incêndios no território, melhorar a eficácia de área em risco de incêndio, melhorar a eficiência e eficácia das operações de combate aos incêndios, aumentar a segurança da floresta, pessoas e bens e, por último, melhorar a gestão preventiva dos riscos a que o território abrangido está exposto.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, “prevenir será, sem dúvida, mais benéfico e vantajoso do que o combate aos incêndios e a instalação desta rede vai de encontro aquilo que pretendemos”.

“A floresta é uma das fontes de riqueza mais importantes do concelho, por esse motivo devemos encetar todos os esforços possíveis para que aquilo que se passou este ano não se volte a repetir no próximo”, acrescentou o autarca.

A execução da abertura da Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível, mediante o POSEUR – EIXO PRIORITÁRIO 2, terá um valor total elegível de cerca de 48.497,12€, sendo que a comparticipação do Fundo de Coesão será de 41.222,55€ , ou seja, a taxa máxima de cofinanciamento será de 85%.

Anexo Disponível

Ficha do Projeto

[Formato . pdf - 499.87 KB KB]

Boticas Parque (BNB)   Cão de Gado Transmontano   Conselho Municipal de Juventude   Atividades de Verão   DHI   Cartão Social   Vespa Velutina   Litio   Desporto   BTT   Seminário   Festas / Romarias   Feira Gastronómica Porco   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Conselho Local de Ação Social   Educação   FestInVale   Protecção Civil   S. Sebastião   B.V.B.

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT

Boticas acolheu 9º Encontro Nacional pela Justiça Climática