É do conhecimento geral que Boticas foi um dos concelhos portugueses mais afectados pelos incêndios florestais do passado verão.
Nesse sentido, a Câmara Municipal através de uma candidatura vai proceder à abertura de uma Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível em todo o concelho. A medida permitirá prevenir e evitar que o município barrosão volte a ser assolado pelo flagelo dos incêndios florestais no próximo ano.
A ação surge no âmbito do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – EIXO PRIORITÁRIO 2 e será aplicada através do projeto de “Instalação da Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais”, o que permitirá aumentar a resistência e resiliência dos espaços florestais aos incêndios, reduzir a incidência dos incêndios no território, melhorar a eficácia de área em risco de incêndio, melhorar a eficiência e eficácia das operações de combate aos incêndios, aumentar a segurança da floresta, pessoas e bens e, por último, melhorar a gestão preventiva dos riscos a que o território abrangido está exposto.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, “prevenir será, sem dúvida, mais benéfico e vantajoso do que o combate aos incêndios e a instalação desta rede vai de encontro aquilo que pretendemos”.
“A floresta é uma das fontes de riqueza mais importantes do concelho, por esse motivo devemos encetar todos os esforços possíveis para que aquilo que se passou este ano não se volte a repetir no próximo”, acrescentou o autarca.
A execução da abertura da Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível, mediante o POSEUR – EIXO PRIORITÁRIO 2, terá um valor total elegível de cerca de 48.497,12€, sendo que a comparticipação do Fundo de Coesão será de 41.222,55€ , ou seja, a taxa máxima de cofinanciamento será de 85%.
Ficha do Projeto
[Formato . pdf - 499.87 KB KB]