O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu na passada sexta-feira, dia 11 de janeiro, a sessão solene de abertura da XXI Feira Gastronómica do Porco.
A cerimónia contou, além de várias entidades políticas, civis, militares e religiosas, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, do vice-presidente do município francês de Gond-Pontouvre, Bertrand Magnanon, do vice-presidente da Assembleia Municipal, Albano Álvares, e do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, referiu que “a excelente relação existente entre os setores público e privado, neste caso entre a autarquia e os produtores de fumeiro, são fundamentais para o desenvolvimento do Concelho de Boticas e da região, pois só graças ao empenhamento de todos é possível organizar este tipo de eventos”.
O autarca destacou ainda que ano após ano se sente mais satisfeito “pela qualidade dos produtos, pelo empenhamento e dedicação dos produtores e responsáveis da restauração, mas, sobretudo, pelo crescimento que a feira tem vindo a ter ao longo dos anos”.
Por sua vez, o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, afirmou que “para aqueles que acham e afirmam que não há grande futuro para o interior do país conseguem encontrar a resposta neste tipo de certames”.
“São os produtos endógenos, produtos únicos que geram valor e riqueza para esta região. É uma grande satisfação ver as pessoas entusiasmadas a fazerem o seu negócio, a mostrarem que têm produtos autênticos, que não se encontram noutros sítios e, portanto, o Concelho de Boticas está de parabéns”, ressalvou José Mendes.
O Secretário de Estado Ajunto e da Mobilidade acrescentou ainda que está consciente das “dificuldades de acessibilidade existentes no Município de Boticas, nomeadamente no acesso à A24” e garantiu que “este tipo de situações devem ser tratadas de forma a não ter um país a andar a duas velocidades”.
Após a sessão solene decorreu a habitual visita e ronda pelos stands de fumeiro, produtos alimentares e artesanato presentes no recinto da feira.